Translate
sábado, 30 de novembro de 2013
Vestido púrpura
Mãos delicadas fazem toda a diferença. Ainda mais no caso das mulheres. O esmalte pode ser branquinho, tipo clássico, ou vermelho, tipo fatal. Basta que seja.
sábado, 23 de novembro de 2013
A sabedoria dos esquimós
Os esquimós habitam as regiões árticas do Alaska, Canadá e Groenlândia há milhares de anos. Eles têm traços físicos que ajudam a sobreviver no gelo. Os cílios são pesados, para proteger do sol refletido na neve, e o corpo geralmente é baixo e robusto, conservando mais calor.
Atualmente, poucos deles seguem suas tradições mais antigas. O contato com europeus já dura séculos, o que provocou a assimilação de costumes e hábitos, inclusive da religião cristã. Mas eles são conscientes do potencial econômico da indústria do turismo na região.
Os assuntos religiosos no passado eram cuidados pelo xamã da tribo (homem ou mulher). E eles acreditam que todas as coisas têm um espírito ou alma, não só os humanos. Como precisam comer plantas e animais, eles mantêm um pensamento constante: "O grande perigo de nossa existência repousa no fato de que nossa dieta consiste inteiramente de almas".
A chama luminosa de Walt Whitman
Walt Whitman, poeta, ensaísta e jornalista norte-americano, foi considerado "pai do verso livre". Paulo Leminski dizia que ele estava para a revolução americana como Maiakovsky para a Revolução russa. Aos repórteres entusiasmados, o poeta irlandês Oscar Wilde (apresentado como hoje são exibidos cantores de rock ou de música pop) repetia: " Quero demais conhecer o sr. [Walt] Whitman. Talvez não seja muito lido na Inglaterra, mas os ingleses só apreciam um poeta depois da sua morte. Há algo de extremamente grego e equilibrado em sua poesia: ela é tão abrangente, tão universal."
Nasceu no vilarejo de West Hill, no estado de Nova York, em 1819. Passou a maior parte do tempo ganhando mal e lutando pra sustentar a si mesmo e a sua família. Gostava de meditar sobre o Ser, o Tempo e o Universo. Teve poucos amigos mas era camarada de estivadores e mendigos. Grandalhão, barbudo, Whitman escondia seu refinamento em meio a brigas de bar e nas salas de redação. Morreu em 1892, em Camden, na Nova Jérsia.
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Oficina Cor e Movimento - Véu e Dança
(obra do artista plástico Daniel Gerhartz)
Destinado a mulheres de todas as idades, a "Oficina Cor e Movimento - Véu e Dança", de Andréa Mourão, é uma oportunidade prazerosa de pintar seu próprio véu de seda e depois dançar com ele. De manhã, as alunas conhecem melhor o tecido, sentem bem a textura, pensam nas cores (e nas próprias intenções) até que uma hora... nasce o véu!
* * *
(obra do artista plástico Daniel Gerhartz)
À tarde é da dança. Movimentos da dança oriental, de Isadora Duncan e outros contemporâneos estão no cardápio. No fim do dia você descobre que viveu um momento de beleza da vida - quem não quer?
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
E para os invejosos...
Um beijinho sincero da tia Marilyn Monroe. Ela sim, morreu sabendo o que era inveja, né? Mesmo assim, vamos lá. Veja os dois pecados clássicos:
* * *
1. Você inveja alguém? Tá perdendo tempo, o bem mais precioso do mundo hoje. Qual é o lucro invejando, melhora a saúde, aumenta a conta bancária, melhora a vida em família ou com os amigos? Dá mais prazer no sexo e felicidade? As respostas vão te levar a algum lugar melhor, espero.
* * *
2. Você é alvo da inveja alheia? Manda o beijinho da Marilyn e siga em frente. Porque os invejados estão no caminho certo (do contrário, ninguém os invejaria). Na dúvida, toma um banho de sal grosso, mas faça uma versão contemporânea: use sal grosso do Himalaia.
* * *
1. Você inveja alguém? Tá perdendo tempo, o bem mais precioso do mundo hoje. Qual é o lucro invejando, melhora a saúde, aumenta a conta bancária, melhora a vida em família ou com os amigos? Dá mais prazer no sexo e felicidade? As respostas vão te levar a algum lugar melhor, espero.
* * *
2. Você é alvo da inveja alheia? Manda o beijinho da Marilyn e siga em frente. Porque os invejados estão no caminho certo (do contrário, ninguém os invejaria). Na dúvida, toma um banho de sal grosso, mas faça uma versão contemporânea: use sal grosso do Himalaia.
Gringo e colorido, o sal grosso do Himalaia é raridade. Seus depósitos ficam ao pé da montanha, formada há milhões de anos, quando a região era banhada por mar. O lindo tom róseo vem dos minerais presentes. O ferro, por exemplo, dá o tom avermelhado e o manganês, o laranja, resultando num salmão brilhante. É tomar o banho e lustrar a alma.
Peça e tenha luz
No Hotel Aqua Dome (Áustria) a LUZ marca presença forte durante o dia e a noite. Deve ser uma delícia descansar a cabeça num lugar assim!
* * *
domingo, 17 de novembro de 2013
Pés no ar aliviam o cansaço
Às vezes é bom se sentir fonte de inspiração de um artista plástico como Daniel Gerhartz (clique aqui para conhecer a obra dele).
* * *
Pés no ar também pode ser pra dançar... Ou se movimentar fazendo algo que te dê prazer! Sentir prazer faz a gente esquecer o cansaço e gostar de viver!
* * *
Ou apagar... Total... Metida numa camisola gostosa toda limpa e branquinha, pode ser de cetim, pra dar o efeito toque-de-pêssego na pele, delícia! Bons sonhos, durma cedo, e bastante, isso sim, evita rugas. O descanso bem desfrutado é o que a pele de uma mulher mais precisa na vida.
Olé! Condessa Descalça é filmaço!
Dançando à espanhola num acampamento gipsy em cena do filme Condessa Descalça (1954), Maria Vargas (Ava Gardner) troca esse olhar com um homem e sofre as consequências disso.
* * *
Direção: Joseph Mankiewicz
Estrelas: Humphrey Bogart e Ava Gardner.
* * *
* * *
À esquerda, o marido da condessa descalça, o conde italiano Vincenzo Torlato-Favrini (Rossano Brazzi). Na cena, ele conversa com o roteirista e diretor de filmes Harry Dawes (Humphrey Bogart).
* * *
Nesta cena, a Condessa posa descalça como modelo para o escultor que trabalha em sua silhueta de pedra (abaixo, a escultura de frente).
* * *
No set de filmagem, ela se divertia! Na vida real, Ava Gardner foi casada três vezes - a última delas, por seis anos, com Frank Sinatra. Morreu em 1990, aos 68 anos, na Inglaterra.
sábado, 16 de novembro de 2013
Magia noturna
Quando precisar se acalmar, recorra ao luar. Tem cidades melhores pra isso do que outras. Se mora em grandes capitais e quase não vê a Lua e as estrelas, dá uma fugidinha! E vá atrás de uma moldura dessas...
Jardim dá paz instantânea
Ele pode ser colorido ou apenas verdinho. Importante é que traga paz instantânea. Qualquer jardim é assim.
Meditar em áreas verdes aumenta a sensação de paz. Naturezaterapia: basta andar descalço na grama, respirar um ar puro de vez em quando, caminhar na floresta, tomar banho de cachoeira... Coisas simples assim, além de úteis, são prazerosas.
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Supere as doenças digitais
O site IDGNow listou 8 novas doenças provocadas pelo uso excessivo dos meios digitais. São elas:
1. Nomophobia: ansiedade que surge por não haver acesso a um dispositivo móvel. O termo é uma abreviatura de "no-mobile phobia" (medo de ficar sem telefone móvel.
2. Síndrome do toque fantasma: quando seu cérebro faz você pensar que o celular tá vibrando no bolso ou na bolsa.
3. Náusea Digital (cybersickness): desorientação e vertigem ao interagir com determinados ambientes digitais.
4. Depressão de Facebook: angústia causada por interações sociais (ou falta de) no Facebook.
5. Transtorno de Dependência da Internet: vontade constante de acessar a rede.
6. Vício de jogos online: necessidade de acessar jogos multiplayer online.
7. Cibercondria (ou hipocondria digital): tendência a crer que você tem as doenças que leu online.
8. Efeito Google: tendência do cérebro de reter menos informação porque já sabe que as respostas estão ao alcance de alguns cliques.
Para combater o efeito negativo do impacto da vida digital sobre as pessoas, surgem novas categorias de retiros espirituais e hotéis. O foco deles é quebrar o contato do hóspede com aparelhos digitais. Alguns retiros proíbem até a voz - e fazem sucesso. São retiros como o "Silêncio e Fotografia", de Glauco Tavares, por exemplo. Já hotéis como o Lake Placid Lodge (Nova York) exigem que seus hóspedes deixem aparelhos eletrônicos na recepção e troquem a web por aulas de culinária, pesca e leitura de best-sellers em papel. Esse quarto de frente para o lago é um convite para a vida analógica.
Nesse outro, dá vontade de passar o dia na cama meditando.
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Evaporar é preciso
Saiba fazer isso quando necessário.
Quem aprende a sumir com leveza, como gato no telhado, só ganha na vida.
Leva no mínimo a vantagem de evitar o sacrifício - algo que só temos que fazer quando estamos no lugar e na hora errados. Por isso, saber evaporar é preciso.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Dê o trato que eles merecem
A qualquer hora, quando sentir cansaço, pare uns minutos e dê um refresco para os seus pés.
* * *
* Com massagem: pressione os pontos mais doloridos até dissolver alguns nós (lave as mãos depois).
* Com escalda-pés: use água morna numa bacia com pedras arredondadas ao fundo e acrescente gotas do óleo essencial da sua preferência - ou sal grosso.
* Com caminhada: de pés descalços, caminhe primeiro SÓ na ponta dos pés, depois SÓ nos calcanhares, depois SÓ com as laterais externas e depois SÓ com as laterais internas. Ao final, caminhe normalmente.
O silêncio de uma gueixa
Gueixas são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte, cultura e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. Contrariando a opinião popular, as gueixas não são um equivalente oriental das prostitutas, esse é um um equívoco originado no Ocidente, principalmente pela vestimenta das prostitutas tradicionais ter traços similares aos da cultura gueixa. No Japão, a condição de gueixa é cultural, simbólica e repleta de status, delicadeza e tradição. Ao longo dos séculos, esse contexto foi desenvolvido pelo aperfeiçoamento da técnica dessas artes e pela estrutura rígida necessária para se tornar uma gueixa e permanecer como tal. Que tal ser gueixa por um dia? Use o silêncio e a delicadeza.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Deixe a noite cair
A noite traz o sono. Naturalmente. Toda pilha uma hora desliga. Enrola no computador não. Desliga a máquina, e desligue-se também. Baixe a adrenalina mais cedo do que de costume. Você ganha beleza e saúde. Teste para ver.
domingo, 10 de novembro de 2013
No compasso da mandala
Mandala (मण्डल) é a palavra sânscrita que significa círculo ou "aquilo que circunda um centro". É uma representação geométrica da relação dinâmica entre o homem e o cosmo. Toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado (como o círculo) e a atualização de um tempo divino (ela pode demarcar o ano, por exemplo).
Ela pode ser desenhada por um compasso. É um exercício de contemplação e meditação.
Mestre de obras
Claude Monet em seu estúdio em Giverny, na França, em 1920 - retratado por Henri Manuel.
O jardim do pintor.
A ponte japonesa sobre o lago florido ao redor.
Sob o céu azul
(foto: Pinterest)
Em alguns momentos é preciso parar e meditar um pouco sobre os caminhos já percorridos, os atalhos, e o que fazer daqui por diante. Fim de ano é ótimo pra isso, aproveite essa imagem e medite um pouquinho!
Machos têm juba
ATENÇÃO! Essa espécie está classificada como "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais
* * *
Até há cerca de 10 000 anos, o leão era o mais difundido grande mamífero terrestre, depois dos humanos. Vivem em bandos e em cada um, há divisão de tarefas: as fêmeas são encarregadas da caça e do cuidado com os filhotes, enquanto o macho é responsável pela demarcação do território e pela defesa do grupo de animais maiores ou mais numerosos (contra eventuais ataques de hienas, búfalos, elefantes e outros leões machos).
* * *
* * *
Assinar:
Postagens (Atom)